Depressão

“As cortinas transparentes não revelam
O que é solitude, o que é solidão
Um desejo violento bate sem querer
Pânico, vertigem, obsessão

A maior expressão da angústia
Pode ser a depressão, algo que você pressente
Indefinível, mas não tente se matar
Pelo menos essa noite não”

Trecho da música de Lobão “Essa noite não”

Até pouco tempo atrás, as doenças psiquiátricas tinham um entendimento deturpado no senso comum… e se pensarmos bem, isto ainda acontece em pleno século XXI.

Entender o que se passa na mente de uma pessoa é difícil, imagine então compreender o que acontece na psique.

Acredito que uma das maiores dificuldades é que no geral as pessoas “julgam” o que é visível aos olhos e em determinado momento, não considerando o contexto.

Trago à nossa reflexão a Depressão. Você sabe o que é?

Depressão é um transtorno mental comum e do ponto de vista psicopatológico, os elementos mais salientes são a tristeza, irritabilidade, perda de interesse ou prazer em atividades cotidianas, perda de concentração ou memória, diminuição da autoestima, alteração de sono ou apetite, entre outros sintomas.

Esse transtorno pode ter causas genéticas, ambientais e psicossociais (entende por que o julgamento não cabe, mas sim uma investigação profissional) e os tratamentos psicoterápicos (psicoterapia) associados ao uso de medicamentos (indicados por um psiquiatra) geram melhores resultados.

Atualmente a depressão é reconhecida como problema de saúde pública e a primeira causa de incapacidade entre todos os problemas de saúde.

Alguns sintomas que podem estar relacionados ao transtorno são: tristeza, choro fácil, falta de sentimento, tédio, irritabilidade, desânimo, insônia ou hipersonia, constipação, diminuição da libido, perda ou aumento do apetite

, ruminação com mágoas, desejo de desaparecer, autoestima diminuída, incapacidade e autodepreciação, tendência a permanecer na cama, diminuição da fala.

Classifica-se como leve, moderado e grave.

Tratamento padrão ouro: Acompanhamento com psiquiatria e psicoterapia


Fonte:
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes; ASFORA, Gabriela Catel Abrahamian; MOURA, Marina Carvalho de. Ansiedade e depressão e uso de substâncias psicoativas em jovens universitários. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.),  Ribeirão Preto ,  v. 16, n. 1, p. 01-08, mar.  2020.
DALGALARRONDO, Paulo; Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentias, Artmed, Porto Alegre, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *